Aborto - Mocidade

PLANO DE AULA

ESCOLA DE EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA JUVENIL – EURÍPEDES BARSANULFO

CURSO: O Jovem e o Mundo                                                                        EVANGELIZADOR: Maira e Almenara

AULA: Aborto                                                                

OBJETIVO: Levar o jovem à reflexão sobre a importância da vida, de forma que veja em sua mãe alguém que deu a oportunidade de reencarnação. Contextualizar o aborto como uma forma de romper essa dádiva, de forma que se conscientizem para jamais cometerem ou apoiarem esse ato.

CONTEÚDO

TEMPO

DESENVOLVIMENTO

RECURSOS

PROVIDÊNCIAS

·       Aborto:

- O que é;

- Distinguir aborto delituoso do involuntário  ou natural;

- Conseqüências físicas:

   a) Para   a  gestante;

   b) Para o bebê  abortado.

 

·       Aspectos Espirituais:

- Necessidade da encarnação;

- Importância  para o espírito;

- Conseqüências para a abortante e seus cúmplices / colaboradores:

a) Obsessão;

b) Compromissos espirituais de grande envergadura assumidos pela prática insana do aborto delituoso;

- Processo reencarnatório tratado no livro Missionários da Luz (cap.                              caso Segismundo);

-  Processo de resgates cármicos - caridade.

 

·       Campanha em defesa da vida (C.D.V.) -  FEB:

- Histórico;

- Objetivos;

- Abrangência;

- A responsabilidade de todos os espíritas.

 

 

1)       Incentivação

Dizer aos jovens que a cada um será entregue um tesouro e que depois de tomarem conhecimento do seu tesouro, sem que ninguém veja qual é, coloquem-no sobre a perna.

Avisar que em seguida alguns deles receberão instruções que deverão ser cumpridas somente depois que o instrutor disser “JÁ!”.

Entregar a cada um deles um coração de papel/cartolina em que estará escrito “VIDA”. Orientar alguns para que “roubem” o tesouro do amigo (do lado, qualquer um, um amigo específico... orientar de acordo com a turma).

Ao dizer “JÁ!” os jovens devem se levantar a cumprir a ordem.

Observe a reação tanto de quem está retirando o tesouro como de quem teve o tesouro retirado.

Em seguida pedir depoimentos sobre o que sentiram os que tiraram o tesouro de alguém e porquê fizeram isso e também como se sentiram os que tiveram o tesouro roubado, qual a reação.

Associar essa ação com o aborto, em que uma vida é tirada sem que a vítima tenha sequer defesa!.

2)       Desenvolvimento

Utilizar o álbum seriado para explanar sobre os tópicos do CONTEÚDO, enfatizando a importância de agradecermos às nossas mães a oportunidade de vida e de esclarecermos as pessoas que convivem conosco.

3)       Verificação

Dividir a sala em 03 grupos e entregar para cada grupo 1 texto para estudo e posterior explanação para o grupão. Usar por exemplo as informações do “Você Sabia...” e fornecer material para que façam cartaz sobre as informações que leram e em seguida apresentem para o grupão.

4)       Fixação

Entregar folha para que façam uma pesquisa com amigos sobre o que pensam sobre o aborto. São contra ou à favor? Porquê? Entregar mensagens.

1)       Corações de Papel “VIDA”.

2)       Álbum seriado – jogo de transparências 02

3)       03 textos pra estudo

4)       Folha com campo para nome, nome do entrevistado, o que pensa do aborto e porquê

§          Mensagens para entrega aos entrevistados

Na Laborterapia Iniciar Estudo Do Texto Do Livro “Deixe-Me Viver”, De Luiz Sérgio, Para Apresentação No Dia das Mães