Sugestões de livros para crianças e adultos

 

1.      A Casa de Sabão

Sônia Pimentel

Esta é uma história feita com poesia para educar e divertir crianças, mas que vai além ao apresentar um tema sério como a mentira e desvendar suas armadilhas, tão inofensivas no início e assustadoras nas conseqüências. Esclarecer, este é um dos  objetivos  da Doutrina Espírita. Encantar enquanto esclarece, este é o caminho da poetisa Sônia Xavier.

2.       A Chave do Saber

Sônia Pimentel

Nesta obra, há um diálogo bonito com o leitor, de um personagem fantástico, que detém a chave do saber, das emoções, das experiências e divertimentos. Com graça e beleza, o personagem sugere respeito, carinho e cuidado com ele . Este personagem, o LIVRO, que fala do Evangelho de Jesus, estimula o pequeno leitor a gostar, a amar os bons livros.

3.      A Harpa e a Galinha

Roque Jacinto

Obra infantil. Seqüência do conto “João e o Pé de Feijão”. Mostra como o personagem tomou o mau caminho depois de se haver apoderado dos bens do Gigante. Demonstra como os bons conselhos da harpa e da galinha dos ovos de ouro reconduziram João ao bom caminho.

Excelentes lições de gratidão, reencarnação e oportunidade de regeneração encontram-se calcadas no texto, descerrando as melhores  sendas a seguir na vida.

4.       Alegrias com Jesus – Alzira Bersa  Franca/Amélia Rodrigues

5.       A lenda das três Árvores (Ed. EME) – A  partir dos 8 anos.

Adaptação de uma crônica do irmão X, do livro “Catas e Crônicas”. Fala sobre a fé, a perseverança e sobre como nossas preces podem ser atendidas.

6.      Alvorada Cristã

Francisco Cândido Xavier - Pelo Espírito Neio Lúcio

Eis um livro especificamente destinado aos jovens. Seu autor, de forma espontânea e direta, vale-se de crônicas e contos de contexto excelente, para evidenciar o valor da conduta pessoal, exalçando a importância da autovigilância e o cultivo da retidão, no desenvolvimento da personalidade. Previne a mente, que se  abre para a vida, quanto aos riscos da cólera, do desânimo e outras fraquezas que conduzem à imprevidência e aos vícios; exalça a dignificação da justiça, do bom senso, com substanciais apreciações sobre a lei de Causa e Efeito.

7.      Anália Franco

Roque Jacinto

Duas belas passagens sobre a vida de Anália Franco cognominada o “Anjo da Caridade” são relatadas, de forma encantadora, para a mente infantil. As historietas, em quadrinhos, demonstram às crianças o valor do trabalho pessoal em favor dos necessitados. Seu conteúdo ajuda, sobremodo, o desenvolvimento dos impulsos da solidariedade, do amor ao próximo, da caridade bem-vivida.

Retransmitem lições que ficarão gravadas no íntimo dos pequeninos, adestrando-lhes o sentimento para, mais tarde, viverem eles as lições imorredouras do Cristo de Deus. Propicia às crianças, desde já, o conhecimento do Bem, aguçando-lhes a emotividade na direção do porvir.

8.      Aprendendo a Voar

Robson Dias

Pelo Espírito Vovó Amália

Livro de literatura espírita infantil. Começa com uma linda oração feita pela autora espiritual. Vovó Amália, ressaltando o valor da maternidade. A seguir, apresenta uma página de orientação ao instrutor de como melhor explorar o livro.

A história da larva permite ressaltar a tolerância, a paciência, o trabalho, a valorização do alimento, a humildade, o amor ao próximo, a caridade, o servir a vida, a necessidade de cooperação como virtudes a alcançar. Em contraposição, mostra à criança a existência de vícios como o orgulho, a queixa, a vaidade, o desamor. Essas situações variadas, apontadas no texto, permitem um rico trabalho com as crianças, explorando valores positivos e realçando a negatividade de outros.  

 

 

9.      Árvore da Maça Azul

 Cristina Sales

Livro infantil que narra o comportamento de dois meninos. Um deles, mal-humorado, comprazendo-se em criar situações desagradáveis para os outros; o outro, um bom menino, depara-se com uma grande árvore num passeio pela estrada do bosque e se encontra frente a frente com seu anjo da guarda. O livro narra seu contato com o mundo espiritual. É uma obra que procura oferecer ensinamentos valiosos que podem ser explorados em atividades de evangelização.

10.  A Rainha Cruel

Roque Jacintho

Obra destinada às crianças, com ilustrações em cores, sobre a vida da rainha má no mundo  espiritual. É uma seqüência do conto “Branca de Neve e os Sete Anões”. Mostra o resultado das atitudes daquela personagem, seus sofrimentos no além e seu retorno, pela reencarnação, para anular todos os males que praticou.

11.  A Tartaruguinha Verde

Roque Jacinto

Livro da literatura espírita infantil. É muito bem ilustrado, com pequenos textos bem acessíveis tornando fácil a leitura. Conta as peripécias de uma tartaruguinha que queria sair da lama para conhecer outro mundo. Aprende então que a caridade e o amor ao próximo são essenciais para que se possa ter condições de evoluir e atingir objetivos pretendidos, tendo como resposta a solidariedade. Dessa forma consegue ela seu objetivo, cultivando valores positivos. A obra presta-se muito à exploração de bons hábitos e à indicação do que seja um vício. Ótimo para ser usado na evangelização de crianças.

12.  A Única Dádiva

Rita Foelker – Ed. EME – A partir dos 8 anos

Dois episódios da vida do apóstolo Pedro, narrados pelo Irmão X, estão unidos neste texto que fala do perdão e do verdadeiro significado da caridade.

13.  A Vida Fala

Francisco Cândido Xavier

Pelo Espírito Neio Lúcio

A obra é constituída de três volumes ditados pelo Espírito Neio Lúcio. As histórias que compõem são desenvolvidas sob a forma de quadrinhos. Os livros contêm, também, quadrinhas instrutivas. O primeiro volume apresenta uma prece à Mãe Santíssima, de autoria do Espírito Anália Franco; João de Deus; e o terceiro, um texto do Espírito público infantil, do livro “alvorada Cristã”, tendo por objetivo passar ensinamentos sobre: caridade, gentileza, humildade, preguiça, revolta e trabalho. Pretende fazer, deste modo, uma preparação das crianças para o estudo das noções básicas do Evangelho.

14.  Bem Me Quer, Bem Me Quer

Tieloy

Livro de Literatura Espírita infantil. É uma história bem ao agrado do público infantil. É uma história bem ao agrado do público infantil por envolver  os bichos da floresta reunidos. O livro apresenta ilustrações muito interessantes. Seu objetivo é mostrar as crianças o lado prejudicial do ódio e o caminho correto do amor ao próximo e do perdão. A História apresenta dupla função: recreativa e de elemento de apoio à ação de Evangelização. 

15. Brincando com Vermelhinho

RitaFoelker – Ed. Gil – A partir dos 8 anos.
Textos, atividades, dobraduras, tudo para ajudar a conhecer nossos sentimentos e emoções.

Ótimo instrumento de trabalho para o educador, apresentando temas de grande interesse

pedagógico de forma lúdica e inteligente.

16.   Brincando com Fantasmas

Silvia Hiss

Este livro trata do respeito do indivíduo para com o seu semelhante. Numa linguagem simples, com figuras alegres, ele fala da “brincadeira de mau gosto” de um garoto comum que aprende uma lição n seu dia-a-dia de criança.

17.  Borboletas – Rita Foelker – Editora Mundo Maior – A partir dos 8 anos

Obra premiada no Concurso de Literatura Infantil, promovido pela Fundação Espírita André Luiz, no 2º semestre de 2001. Fala de borboletas, estas maravilhosas criaturas de Deus, e do significado das transformações em nossas vidas.  No final do livro, passo a passo, como fazer uma borboleta em dobradura.

 

18.  Cartilha do Bem

Francisco Cândido Xavier - Pelo Espírito Meimei

Literatura infantil. Livreto com farta ilustração, que expõe, em linguagem clara e simples como convém ao entendimento das crianças, os dois caminhos que podem ser escolhidos, consoante a preferência de cada um, no uso da liberdade que Deus nos confere: a trilha do bem, pelo amor e trabalho, retidão e vivência das Leis Divinas, ou a senda da rebeldia, do vício e dos erros, que geram o sofrimento e o fracasso.

Aponta as lições perfeitas de Jesus, ensinando a construção do reino de Deus desde as ínvias sendas do mundo até a glória da redenção. 

19.  Cartilha da Natureza

Francisco Cândido Xavier - pelo Espírito Casimiro Cunha

O conhecido poeta brasileiro envia, do mundo espiritual, 100 poemas de expressivo valor, em estilo simples e direto, na sua perfeita arte de versejar. Todos eles refletem valioso conteúdo doutrinário e moral, portanto lições dos atos mais comuns da vida. São estrofes que se fixam na mente do leitor e emergem, como preciosos recados, nos momentos mais inesperados e difíceis. Seu poder de síntese é admirável, retransmitindo, freqüentemente, grandes ensinos num único e pequeno verso. Suas rimas trazem a inconfundível marca do astro modelar do autor.

20.   Castor – Editora Calis

21.  Coisas da Vida

RitaFoelker – Ed. Gil – A partir dos 9 anos
Fala da compreensão emocional de  momenos complexos na vida de uma criança, como a separação dos pais, sonhos frustrados, instabilidade emocional de alguém muito próximo, falta de dinheiro e importância da organização externa e interna.

22.   Corpo Oficina de Luz 

23.  Cuidado, Marimbondo Zangado  

Sônia Pimentel

Este é o primeiro livro da Coleção TEATRINHO, valioso subsídio para a Evangelização das crianças, levando até elas estórias sempre envolventes, alegres e, sobretudo instrutivas, pois cada tema será apresentado à luz da Doutrina Espírita. O livro traz o formato de um palco, onde as cenas se sucedem ilustrando a poesia harmoniosa de Sônia Pimentel, evangelizadora dedicada, de longa data.

24.  Diversão com Vermelhinho

RitaFoelker – Ed. Gil  - A partir dos 8 anos
Textos, brincadeirras, dobraduras e atividades voltadas para a Inteligência Emocional. Contém também a Parábola do Samaritano com atividades.

25.  Dona Árvore

Rita Foelker – Ed. EME – A partir dos 5 anos

Uma árvore fica sabendo que não pode dar frutos e se entristece. Um dia, ela descobre aquilo que mais gosta de fazer na vida.

26.  Dona Loba

Roque Jacinto

História infantil que narra as peripécias de uma loba que entendeu a necessidade de ser boa.

Utiliza os animais como personagens, para criar imagens de fácil assimilação pela mente infantil e, com elas, manejar conceitos educativos sobre a força de vontade, a maledicência, a caridade e outros. Belamente ilustrado. 

27.  Desfazendo confusões a respeito do Carma (12~14 anos)

28.  Eles São Especiais

Sônia Pimentel

29.  Sequência da coleção TEATRINHO, este livro-teatro é uma envolvente história infantil sobre uma necessidade universal: a fraternidade.. (NA RAMATIS TEM ESSE LIVRO QUE É DA ADRIANA)

30.  Estômago de Avestrus

Rita Foelker – Ed. GSL – A partir dos 6 anos

Um avestruz distraído engole uma câmara fotográfica. Quem poderá ajudá-lo? O gorila, a morcega ou a formiguinha? Tema ecológico.

 

 

 

 

 

 

31.  Evangelho em casa

Francisco Cândido Xavier - Pelo Espírito Meimei

Obra infantil, onde o carinhoso Espírito Meimei coloca todo o sentimento para tratar da eficácia da instituição do Culto do Evangelho no lar espírita. Narra cinco hipotéticas reuniões, em que ensina como proceder, desde a preparação,  leitura e comentários até a prece final. Traz contos ilustrados que facilitam a compreensão dos temas. 

32.  História de Catarina

R. Hermindo

Obra infantil. Demonstra a ação do egoísmo e do amor como fatores de desdita ou felicidade no Plano Espiritual. Narra a dedicação da criada Catarina e sua devoção a Eugênia, criança rica e órfã de pai e mãe. É um livro de muitas lições e bons exemplos.

33.  Jardim de Infância

Francisco Cândido Xavier - Espírito João de Deus

Toda a personalidade afetiva do insigne poeta português João de Deus se reflete nessa obra, muitos versos, dedicadas às crianças. Ressalta os conceitos de educação, família e caridade, propiciando a compreensão da vida à luz da moral cristã.

34.  Juca Lambisca

Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira - Pelo Espírito Casimiro Cunha

Obra infantil em versos, ilustrada. Orienta a criança sobre a educação alimentar. Em duas partes, A Vinda de Juca e a Volta de Juca,  analisa o exagero da excessiva ingestão de alimentos que, como todos os abusos, gera desequilíbrios.

35.  Lar – Lugar de Morar

Rita Foelker – Ed. Correio Fraterno – A partir dos 4 anos

Poema ilustrado sobre o significado do lar.

36.  Mãe é Mãe

Rita Foelker – ED. EME – A partir dos 7 anos

Cenas de realçao mãe/filhos são retratadas com humor e verdade, privilegiando a afetividade.

37.  Manezinho

38.  Maria – Rita Foelker – Ed. Mundo Maior – A partir de 5 até 14 anos.

Com Cecília Meireles (texto) e Tardila do Amaral (ilustrações). O livro traduz poeticamente a gravidez de Maria, mãe de Jesus.

39.   Maria Feliz

Sônia Pimentel

Com leveza, graça e simplicidade, a poetisa e Evangelizadora Infantil Sonia Pimentel, destaca a importância do trabalho realizado com alegria, despertando no leitor infantil pontos para reflexão a respeito das leis do Trabalho e do Amor.

40.  ME e o Poder de um sorriso

RitaFoelker – Ed. Gil – A partir dos 6 anos
Trazendo um texto cheio de imaginação e ilustrações criadas com todo carinho, este livro fala de autoconhecimento e de convivência de uma forma divertida... e eficiente. Vem com encarte ATIVIDADES, dirigido ao educador, que traz reflexões sobre o texto e idéias para desenvolver com a turminha. Idade sugerida: 9-12anos.

41.  ME e o Pequeno Planeta

Rita Foelker – Ed. EME – A partir dos 7 anos

Num planetinha microscópico,  ME recebe um amigo e descobre a importância de saber conviver.

42.  Meninas das Luzes

Rita Foelker – Editora EME

Rita, a personagem do livro, é uma menina que espalha a luz do amor com a sua presença e os seus gestos. Qual o segredo das luzes que Rita espalha por todo lugar?

43.  Mensagem do Pequeno Morto

Francisco Cândido Xavier - Pelo Espírito Neio Lúcio

Numa sucessão de vinte capítulos, o sensível Espírito Neio Lúcio descreve as impressões de um jovem que desencarna aos 14 anos de idade e seu reencontro com familiares queridos no mundo espiritual. Relata as edificações, os jardins, as escolas e a vida em geral no novo plano onde se encontra e fixa preciosos conceitos em cartas que dirige  ao irmão Dirceu, ainda  encarnado. Exalça o valor da boa conduta de crianças e jovens quando na matéria, não os eximindo dos maus resultados de seus atos,  mesmo que desencarnem prematuramente.

Demonstra a responsabilidade relativa de cada pessoa, em qualquer idade,  dá valiosas orientações, em especial, aos procedimento dos jovens, que devem ser por eles conhecidas.

44.  O Astronauta de Konsolamento

Alciene Ribeiro Leite

Livro de literatura infantil espírita. Apresenta texto ilustrado com algumas gravuras. O tema é a viagem de um menino de outro planeta, pertencente à Via-Lactea, até a Terra. Aqui, após algumas atribulações, ensina a um grupo de meninos que existe a reencarnação e que esta poderá dar-se em outro planeta diferente do que habitam agora.

Livro muito útil para ser explorado em aulas de evangelização de grupos já trabalhados, em face do tipo e texto apresentado e a reflexão que será exigida.

45.   O bem de Cristina Von – Coleção jogo de palavras – Ed. Calis

46.  O Caminho

Roque Jacintho

Narra a história de coelhinho que soubera da existência de mundos venturosos e buscava o caminho para alcançá-los. Visa sensibilizar as crianças para o auto-aperfeiçoamento. A fábula é ilustrada com figuras coloridas, em situações variadas, transmitindo as lições cristãs do esforço da dor e da verdadeira caridade Mostra como o Plano Espiritual atua no auxilio aos que se esforçam para progredir.

47.  O Caminho da Vida

Rita Foelker – Ed. EME – A partir dos 10 anos

Adaptação do texto de mesmos título, da autoria de Allan Kardec. Publicado em Obras Póstumas. Conto que retrata, de maneira simbólica, a reencarnação e a evolução.

48.  O Caminho Oculto

Fancisco Cândido Xavier - Pelo Espírito Veneranda

Em 20 capítulos, o respeitado Espírito Veneranda narra a história destinada ao entendimento juvenil, mostrando o caminho a seguir na direção do Reino de Deus. É uma obra referta de sensibilidade, onde esse Espírito maternal conta o desenrolar dos esforços do menino Leonardo para captar a inspiração de Jesus. É um valioso chamado a todas as crianças para a vivência do amor e da caridade.

49.  O Castelo de Açucar  ((NA RAMATIS TEM ESSE LIVRO QUE É DA ADRIANA)

Robson Dias

Pelo Espírito Vovó Amália

Livro de literatura espírita infantil, fartamente ilustrado e de fácil leitura, o livro conta as peripécias de uma formiguinha que agiu de forma egoísta e, consequentemente, deu margem a que pudessem surgir sentimentos de ódio, vingança ou violência por parte de suas colegas formigueiro. No entanto,  um acidente a coloca em uma posição difícil e recebe em troca, da rainha do formigueiro, amor, solidariedade, perdão e diálogo. O livro é importante para ressaltar o valor do amor, do perdão e da solidariedade. Útil para leitura escolar ou para classes de evangelização. No início existe uma página de orientação ao instrutor de como melhor explorar o texto e, no final, uma prece do Espírito Meimei.

50.  O Espírito Natalino

Rita Foelker – Ed. Petit   A partir dos 6 anos

Natalino vai levando o “espírito do Natal” a toda cidade, inspirando às pessoas a alegria e a compaixão.

51.  Os Filhos do Grande Rei

Francisco Cândido Xavier - Pelo Espírito Veneranda

Obra para crianças e adolescentes, onde o Espírito amoroso de Veneranda cria a figura de um sábio ancião, ensinando, de forma alegórica, a criação e o povoamento da Terra. As narrativas vão-se desenvolvendo, com riqueza de imagens e conceitos, até culminarem nas bases da Doutrina Espírita. Este livro desperta, nas mentes infantis e juvenis, um amplo interesse pelas coisas espirituais.

52.  O Fujão

Roque Jacintho

Obra infantil, ilustrada. Conta a história de menino que foge de casa e comete uma série de más ações. Mostra o seu retorno dificultoso e ensina que a rebeldia gera o sofrimento  a dor. Extrai valiosa lição sobre a importância da honestidade.

 

 

 

 

 

53.  O Gênio da Lâmpada

Roque Jacinto

Obra infantil, ilustrada. Desenvolve a temática de “Aladim e a Lâmpada maravilhosa”, para conduzir a mente das crianças, com habilidade e doçura, do mundo da fantasia para o mundo da realidade,  mostrando que o sonho de riquezas, sem as virtudes do esforço no trabalho, gera a preguiça e outros erros que distanciam as criaturas da razão de viver.

54.  O Jabuti Perdido

É um livro que leva para a criança uma mensagem de Fraternidade. Um pequeno Jabuti perdido na mata, depois de várias tentativas para achar o caminho de volta, encontra um caracol solitário que o ajuda a voltar para a casa.

55.  Os Milagres de Jesus

Mínimus

Historietas para a infância. objetiva esclarecer o verdadeiro significado de algumas passagens evangélicas, à luz do Espiritismo. Prepara, assim, a mente das crianças para as grandes verdades da transfiguração do Cristo, seu andar sobre as águas, curas, possessões e outros temas. 

56.  O Milo

57.  Mundo Amigo

Gustavo Henrique

Voar! Quem não quer  conhecer terras novas? Fazer amigos? Aventurar-se pelo mundo? Este e também o seu sonho? Pergunte para seus amigos. Pergunte para o seu coração. Pergunte para o mundo. Quem sabe um Mundo Amigo.

58.  O Peixinho Azul e Outras histórias

Roque Jacintho

Obra infantil, com ilustrações coloridas, desenvolve temas muito bem expostos que falam de perto à mente das crianças. São 11 histórias sobre vaidade, avareza, inveja e outras, em linguagem clara e direta, demonstrando a inutilidade das coisas vãs e o valor das conquistas do Espírito. 

59.  O Peixinho e o Rio ((NA RAMATIS TEM ESSE LIVRO QUE É DA ADRIANA)

Robson Dias - Pelo Espírito Vovó Amalia

Relata as aventuras de um peixinho pelo rio da vida, com seus perigos desafios.

Com paciência, força de vontade, trabalho, otimismo, firmeza na fé, o humilde Peixinho Harmonildo exemplifica a trilha  da evolução. A estória analisa valores como: respeito aos mais velhos, a necessidade de compreender as dificuldades para encontrar as soluções adequadas, a importância das ações, maior que das palavras e o mérito da vitória sobre o orgulho e o egoísmo.

60.  O Papagaio que falava Latim

Tieloy

Livro infantil que narra as peripécias de um papagaio que falava latim. O fato deixou todos os bichos espantados mas, ao mesmo tempo, entusiasmados com a cultura e intelectualidade do papagaio que poderia levar ao progresso da floresta. Resolveram, então, que deveríam dar ciência do caso ao rei gato-do-mato. Surge na selva um tucano matreiro que a todos engana dizendo-se tradutor. Sua tradução, totalmente falsa, passava mensagens prejudiciais ao grupo, O tucano some e o rei alerta para que maus conselhos não devam ser tomados a sério, ainda que julguemos sábio o conselheiro. O autor nos diz, ao final do livro, que tudo o que contraria as leis do amor deve ser rejeitado porque amar ao próximo é lição do sábio dos sábios: o Cristo. 

61.  O Tatu Cavalheiro

Tieloy

Livro de literatura infantil espírita. O texto tem algumas ilustrações significativas com as situações narradas. A história mostra a trajetória de um tatu que queria ser sagrado cavaleiro pelo rei. Em sua viagem vai encontrando outros bichos, amealhando, então, servidores que passam a atender-lhe para garantir as necessidades de um cavaleiro. Ao chegar ao rei para lhe fazer o pedido, este esclarece que lhe faltam as virtudes básicas para tanto: a humildade, o altruísmo, a gratidão, a nobreza de propósitos, dentre outras. Mostra seus erros, classificando-o como egoísta e orgulhoso.

Dá-lhe uma função a cumprir, enquanto premia todo seu cortejo com ministérios. A melhora do tatu se verifica com o trabalho em prol do próximo.O texto traz muitos recursos para explorar em classes de evangelização de público infantil.

62.  Pai Nosso

Francisco Cândido Xavier pelo espírito Meimei

Conceitos dirigidos principalmente à mente juvenil, em páginas de acentuada sensibilidade, beleza e emoção. Os textos, redigidos em linguagem clara e direta, especificamente de natureza evangélica, são enquadrados em oito capítulos interpretativos da oração dominical – O Pai Nosso. Os ensinamentos transmitidos vão muito além da forma, para se adentrarem no conteúdo da sublime oração nascida dos lábios de Jesus, com a apresentação em pequenos contos, reflexões e pensamentos reveladores de seus exemplos, cuja alta moral o Espiritismo faz reviver. Obra agradavelmente ilustrada, em cores.

63.   Rei e Mendigo 

Rita Foelker – Ed. EME – A partir dos 10 anos

Um mendigo desencarnado faz muitos planos para sua nova encarnação. Mas recebendo a oportunidade de tornar-se rei, deixa-os  todos de lado. Como ele encontrará, enfim, um bom caminho?

64.  Saara Infantil

Fernando Flores

reúne contos e poesias destinados às crianças das Escolas de Evangelização, proporcionando-lhes lições extensivas aos adultos. São enfoques de alta moral que, sobretudo, fortalecem o sentido de dever e responsabilidade nos corações infantis.

65.  Teleco, o amigo Livro

Geraldo Peres de Oliveira

Mostra de forma poética que existe a lei do progresso enfatizando a importância da leitura como uma das formas de crescer e melhorar.

66.  Tibolão

Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira

Pelo Espírito Casimiro Cunha

Livro infantil em que a história é narrada com o recurso de quadrinhos e com sugestivas ilustrações. A obra está dividida em duas partes: a primeira, psicografada por Chico Xavier,  mostra as travessuras e maldades de um menino. A segunda psicografia por Waldo Vieira, mostra o sofrimento que teve como castigo e a sua mudança de atitudes, entretanto na senda do bem. O livro oferece possibilidades de uso na Evangelização das crianças por mostrar, usando a história do menino Timbolão, a existência da lei de causa e efeito.

67.  Toco de Lápis, Pena de Ganso

Rita Foelker – Ed. Petit – A partir dos 7 anos

Uma historia sobre nossa relação com os bens materiais e como utilizá-los como caminho para o bem estar.

68.  Todo mundo – Editora Calis

(histórias curtas. Desenhos de crianças de vários países falando de suas vidas e costumes).

69.  Uma Prova de Coragem

Rita Foelker – Ed. EME – A partir dos 10 anos

Conto ambientado na Idade  Média, sobre o sonho de um jovem e a coragem de refazer os seus passos. Também toca no tema das influências espirituais.

70.  Vermelhinho ( O Peixinho)

Rita Foelker – Ed. EME  - A partir dos 8 anos

Vermelhinho sai do pequeno tanque onde mora e vive interessantes aventuras nos rios e oceanos. Mas a turma do tanque nem quis saber do que ele descobriu por lá.

71.  Vovó Sabe Tudo

Jaci Moreli

Este livro foi o 2º colocado no I Concurso de Literatura Infantil da AME – BH, escrito para

crianças, especialmente as de 9 a 12 anos, sua história é sobre um tema muito temido – a morte. Talvez você mesmo pense: “este assunto não e para criança”, e você tem razão. Da forma como a morte é vivida e ensinada. ela assusta crianças e adultos.

Mas a história vivida ela vovó Esmeralda e seus netos nada tem de assustador. A partir da

curiosidade natural das crianças – Vovó, o que é a morte?

Esmeralda, usando o seu conhecimento espírita, faz uma linda comparação e, diante de

nossos olhos, o medo vai embora e a verdade surge com a leveza do vôo de uma borboleta.

 

 

 

 

LIVROS PARA ADULTOS

 

1.   Auto Ajuda

Calunga/RitaFoelker
"Auto-ajudar-se" - diz Calunga - "é melhorar a própria cabeça, pra não entrar em crise com qualquer coisinha ou coisona! É assumir esta posição de comando da própria vida. É ser capaz de ficar inteira diante daquilo que consideramos tragédias. É reconhecer-se como ser individual e único, é ser capaz de encontrar forças dentro de si, quando necessário.

2.   Idéias Fortalecedoras

Calunga/RitaFoelker
"Fechem os olhos, olhem para dentro. Parem de olhar tanto pra fora, vejam tudo que tem aí... Isso não morre. Então parem de fazer drama, parem de chorar as mágoas, como se fosse a primeira vez... e parem de se deixar dominar pela ilusão."

3.   Mestre de Mim Mesmo

Calunga/RitaFoelker
"No fundo de nós, cada um é a sua verdade, e se eu mostro a minha e você mostra a sua, a gente não tem porque não se entender."

4.      Pensamentos Que Resolvem

Calunga/RitaFoelker – Textos mediúnicos
"Existem dois tipos de pensamentos: pensamentos que resolvem e pensamentos que não resolvem."
No seu estilo franco e direto, mas cheio de ternura, Calunga neste livro vai ajudar você a mudar seu jeito de ver a vida. E de viver.

5.       Pais e Filhos – Companheiros de Jornada

RitaFoelker – Ed. Gil - Adulto
Reunindo textos da autora publicados em revistas, jornais e internet, este livro fala de temas importantes que interessam a todos os pais, como educação, autoridade, influência da TV e dos videogames, consumismo entre crianças, propiciando reflexões para a construção da harmonia familiar, dentro de uma visão espírita e reencarnacionista.

6.      Vamos Ficar Bem

Calunga/RitaFoelker
"Tudo somos nós que criamos, com nossas escolhas e atitudes. Felicidade, bem-aventurança, é uma situação de vida que parte de lá de dentro, do que você faz, lá dentro, com você. Daquele bem."
Calunga vem mostrando como criar felicidade em nossas vidas, começando por nós mesmos. Você não pode perder!...

7.       100 segredos das pessoas felizes David Niven, Phd – Ed. Sextante

8.       Palavras Simples, verdades profundas – Ed. EME – Adulto

Coletânea de artigos publicados na imprensa espírita e na Coluna Espírita do Jornal da Cidade de Jundiaí.  Auto-conhecimento, curas, influências espirituais são alguns temas tratados.

9.      Nossos  Filhos são espíritos

Hermínio C. Miranda
Mostra que além do corpinho frágil com que iniciamos nossas vidas, existe um espirito imortal.”

 

FILME

 

1. O feitiço do tempo – divertido para crianças de 10 anos e adolescentes.

 

CD

 

1. Educação do ser.